terça-feira, 30 de agosto de 2011

Chocolate é realmente bom para você?


Muitos de nós gostaríamos de acreditar que o chocolate é um alimento saudável. Comer chocolate pode trazer algumas vantagens à saúde, mas isso depende do tipo escolhido.
Os efeitos benéficos do chocolate são atribuídos ao cacau, e mais especificamente alto teor de flavonóides presentes no cacau, que são as substâncias bioativas. O processamento e a mistura de outras substâncias e alimentos (leite, manteiga de cacau, gorduras hidrogenadas, açúcar, etc) no preparo do chocolate leva a redução da concentraão de cacau e consequentemente de flavonóides, e desta maneira não são todos os chocolates que farão bem à sua saúde, e pelo contrário, podem fazer mal pela presença de gorduras e açúcares em excesso. O consumo de chocolates ao leite, brancos e com adição de açúcar não apresentará efeitos benéficos à saúde, e até poderá colocá-la em risco.
A idéia de que o cacau pode ser bom para a saúde deriva de estudos realizados com os índios Kuna, em que se verificou que o alto consumo de cacau não processado em uma bebida preparada sem aditivos levava a baixa prevalência de hipertensão arterial e risco cardiovascular (e não houve relação com a genética). Hoje estudos têm mostrado efeito benéfico do cacau na redução da pressão arterial, no risco cardiovascular, no diabetes, e no câncer.
Se você deseja comer chocolate para obter saúde e prevenção, deverá escolher aquele com alto teor de cacau (>50%) isento de açúcar e leite, em pequenas doses diárias, de 15 a 30 gramas, e sempre após refeições que contenham grande quantidade de fibras para que a absorção seja lenta, evitando o ganho de peso.
Fique atento!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Por que não basta cortar calorias para emagrecer?



No início deste mês a revista Super Interessante publicou um artigo sobre alimentação. Aborda os compostos bioativos e nutrientes presentes nos alimentos, que estimulam vias metabólicas para o controle do apetite/saciedade, compulsão alimentar, gasto energético, queima de lipídeos, e consequentemente interferem na perda de peso.
Ainda hoje muitas pessoas seguem dietas com cortes radicais de calorias, sem levar em consideração as necessidades nutricionais, perdem peso a custa da perda muscular, de água, vitaminas e minerais. Na maioria das vezes ficam apáticas, com deficiências nutricionais, e enfraquecidas, o que leva o organismo a acreditar que está em carência de nutrientes e assim passa a economizar energia, faz reversões nos hormônios que ocasiona o aumento do apetite e da ingestão alimentar, e provoca o acúmulo de todo pequeno excesso cometido – e assim fica cada vez mais difícil de perder peso.
O que a ciência descobriu é que não basta cortar calorias, é preciso dar ao organismo aquilo que ele precisa. Um exemplo disso é a substituição de 1 copo de refrigerante light por 1 copo de suco de uva integral sem açúcar diluído em água, que pode parecer errado por conter mais calorias, mas ocorrerá o seguinte:

*A queima de gordura corporal será maior pela presença de resveratrol
*A presença de antioxidantes auxiliará na prevenção de doenças crônicas
*Você não consumirá todos os aditivos alimentares que o refrigerante contêm, que intoxicam e dificultam a perda de peso.

Trocas inteligentes podem te surpreender, procure um profissional para identificar suas necessidades individuais e beneficie-se com uma dieta mais adequada!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Acúmulo de gordura visceral e fibras alimentares

Especialistas dividem a definição de gordura corporal em diferentes categorias: a gordura subcutânea, que você pode sentir sob a pele, e gordura visceral, que é um tipo mais perigoso escondido no abdomen, entre os órgãos.
A gordura visceral é nociva para a saúde devido ao risco aumentado de desenvolver intolerância à glicose, hipertensão arterial, dislipidemia, distúrbios da coagulação – componentes da famosa síndrome metabólica.
Em um novo estudo especialistas da Wake Forest University investigaram fatores que poderiam afetar a quantidade de gordura visceral em indivíduos. Eles estudaram mais de 1.100 adultos, através da verificação dos níveis de gordura visceral, da prática de atividade física, e do diário alimentar.
Foi observado um importante fator ligado à menor quantidade de gordura visceral, a ingestão de fibra solúvel. Para cada 10 gramas que os indivíduos ingeriram, o acúmulo de gordura visceral caiu em 3,7%. De acordo com o pesquisador-chefe, esta quantidade é encontrada em duas maçãs pequenas, uma xícara de ervilhas, e meia xícara de feijão. A atividade física também foi associada ao menor acúmulo de gordura visceral
Outras fontes de fibra solúvel são a aveia, laranja, pêra, milho, lentilha, cenoura e couve, o que significa que não será muito difícil encontrar fibras solúveis na sua próxima compra!
Proteja-se!

Fonte:
http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/videos/news/fat_fiber_072711.html
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302006000200009