quinta-feira, 6 de maio de 2010

BENEFÍCIOS DO ÔMEGA-3

Você já ouviu falar em ômega-3?
São tipos de gorduras essenciais ao organismo, que não temos a capacidade de produzir, e assim precisamos obtê-las diariamente através da alimentação. As principais fontes deste nutriente são os peixes de água fria como o salmão, a sardinha, o arenque, o atum entre outros, a linhaça, e em menor grau o óleo de soja e de canola.
O interesse pelo ômega-3 surgiu em 1970, pela observação de que esquimós da Groenlândia apresentavam baixa incidência de doença coronariana, maior tempo de sangramento e menor concentração de lipídeos e lipoproteínas plasmáticas (colesterol, triglicerídeos). Verificou-se que as alterações não eram relacionadas a fatores genéticos, mas ambientais, provavelmente relacionados ao alto consumo de peixe, hábito diário daquela população. Os resultados foram confirmados posteriormente em estudo do realizado no Japão.
A partir de então, as pesquisas com a utilização do ômega-3 nas mais diversas doenças e como fator preventivo vêm comprovando seu efeito benéfico.
No nosso organismo o ômega-3 compõe as membranas das células, o que deflagra inúmeros benefícios. O metabolismo do ômega-3 faz com que ele produza efeitos imunomoduladores e antiinflamatórios, com evidência de benefícios na artrite reumatóide, alguns tipos de câncer, doença de Crohn, colite ulcerativa, psoríase, asma, lúpus e fibrose cística.
Além disso, já foi demonstrado que o ômega-3 reduz os triglicerídeos plasmáticos e a agregação plaquetária, contribuindo assim para uma prevenção de doenças cardiovasculares.
Os efeitos do ômega-3 não param por aí. Estudos têm demonstrado que a utilização do ômega-3 afeta também o sistema nervoso, modulando a memória, atuando na prevenção da demência, e trazendo melhoras na depressão e transtorno bipolar.
Hoje em dia, com a contaminação dos peixes grandes por mercúrio, com a alimentação artificial fornecida a eles, e com os riscos de contaminação microbiológica, é necessário atentar à procedência e ao tipo de pescado que você irá consumir. Para aqueles que não têm condições de utilizar o peixe na sua alimentação todos os dias, existem cápsulas de óleo de peixe livre de odor e de mercúrio, enriquecidas com vitamina E que impede sua oxidação, sendo uma boa opção par garantir as doses diárias.
Importante! Os ácidos graxos ômega-6, presentes nos óleos vegetais e em muitos produtos industrializados, também são essenciais e atuam de forma importante ao equilíbrio do organismo. Entretanto o seu consumo elevado inibe os efeitos benéficos do ômega-3, já que eles são competitivos pela mesma enzima para o seu metabolismo. Sendo assim, é necessário ter cautela ao consumir os dois tipos de gorduras, para se ter a quantidade adequada de cada um deles na dieta.
Atualmente existem recomendações de consumo diário de ômega-3 e ômega-6, e a relação adequada entre eles, para pessoas saudáveis. As recomendações para indivíduos que apresentem ou sejam portadores de alguma doença são baseadas em pesquisas científicas. Se você deseja saber a sua necessidade, procure um especialista, pois é o profissional adequado a fazer a prescrição dietética de acordo com as suas necessidades individuais.

Um comentário:

  1. OLÁ LUIZA!
    É SEMPRE VÁLIDO INFORMAR SOBRE AS VANTAGENS DO CONSUMO DE ÔMEGA 3.
    PARABÉNS PELA MATÉRIA!

    ResponderExcluir