quinta-feira, 27 de maio de 2010

EMAGRECIMENTO: ADJUVANTES DA DIETA

Atualmente sabe-se que o processo de emagrecimento pode ocorrer mediante a combinação ou não de vários fatores como alterações no comportamento alimentar, a prática regular de atividade física, a predisposição genética, a regulação hormonal, a utilização de fármacos, fitoterápicos e nutracêuticos, e por fim procedimentos cirúrgicos. A administração de fitoterápicos e nutracêuticos que tem por objetivo alteração no peso corporal é uma prática utilizada há muitos anos, e, tem conquistado grande importância nos tratamentos atuais.
Os fitoterápicos e nutracêuticos que têm uso destinado ao emagrecimento podem atuar no organismo através de diversos mecanismos, como pela redução da digestão e absorção de carboidratos e gorduras (inibição de enzimas digestivas), pelo retardo da velocidade do esvaziamento gástrico, através da estimulação da liberação de hormônios gastrintestinais e promoção da sensação de saciedade, do aumento da síntese de neurotransmissores relacionados à redução da ansiedade e do apetite, do aumento da termogênese e gasto energético, e da redução da síntese e acúmulo de gorduras no tecido adiposo.

Abaixo listo alguns exemplos:
- Redução na digestão e absorção de carboidratos: faseolamina
- Redução na digestão e absorção de gorduras: quitosana
- Retardamento da velocidade do esvaziamento gátrico: psyllium
- Liberação de hormônios gastrintestinais: Óleo de coco extra virgem
- Aumento na síntese de neurotransmissores: Griffonia simplicifolia
- Aumento da termogênese: Guaraná
- Inibição da síntese e acúmulo de gorduras: Chá verde, chá branco (camelia sinensis)

Fitoterápicos e nutracêuticos podem ser benéficos em vários casos. Entretanto é preciso fazer uma avaliação criteriosa a respeito da necessidade de utilizá-los, pois apesar de não serem considerados medicamentos podem ter contra-indicações e efeitos adversos. Ademais, não existem poções milagrosas, o uso dessas substâncias irá auxiliar o tratamento e não será a intervenção principal. Desta forma não utilize por conta própria, procure um profissional capacitado em fazer a prescrição adequada ao seu caso, e orientar sobre a necessidade de agregar outros tipos de tratamento.

Um comentário: