terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CARALLUMA FIMBRIATA FUNCIONA?

Em 2007 foi publicado no periódico Appetite um estudo que avaliou os efeitos da planta caralluma fimbriata no apetite, na ingestão energética, no percentual de gordura corporal, no peso corporal e IMC, na circunferência da cintura e do quadril. Foram comparados dois grupos de indivíduos com sobrepeso (50 indivíduos no total), sendo que 1 dos grupos recebeu o extrato da planta e o outro recebeu placebo, e ambos os grupos foram submetidos à dieta para perda de peso e atividade física. Após dois meses de intervenção os dois grupos foram avaliados e comparados, e foram encontradas diferenças significativas na circunferência da cintura e no apetite (redução destes parâmetros no grupo que recebeu o extrato).
Desde a publicação deste estudo esta planta virou a febre dos “dietistas” de plantão, e vem sendo comercializada livremente em larga escala, ocorrendo constantemente a auto-prescrição.
O que os consumidores não se perguntam é se este extrato é realmente seguro, e se de fato promoverá a redução do apetite e da circunferência da cintura.
Embora eu adore os fitoterápicos, não costumo prescrever este extrato, pois para mim um estudo apenas não é suficiente para comprovar sua eficácia e segurança. São necessários mais estudos, com metodologias bem descritas e elaboradas, para assim podermos usar com segurança.
No dia 21 de dezembro a ANVISA proibiu a venda e a manipulação desta substância alegando que não é possível comprovar os efeitos prometidos, e se pode ou não causar males à saúde.
Questione sempre sua nutricionista ou médico a respeito de suplementos e fitoterápicos que você pretende usar, assim terá segurança no seu tratamento!

2 comentários:

  1. Olá Luiza,

    fui sua paciente em 2010. Vc conhece esse produto? ja ouivu falar? o que me diria sobre ele? http://dieta2011.com/?utm_source=fbml&utm_medium=cpc&utm_campaign=fbman

    www.DietrineBrasil.com
    abs
    iuana
    iuanareus@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Iuana, tudo bem?! Quanto tempo!
    Na verdade esse suplemento é a faseolamina, uma substância retirada do feijão branco, que inibe uma enzima que realiza a digestão de carboidratos em glicose, fazendo com que parte dos carboidratos não sejam absorvidos. Já utilizei com pacientes diabéticos, nunca testei para perda de peso, mas o que eu posso te adiantar é que ele pode ajudar sim, mas não isolado, é sempre necessário seguir uma dieta adequada com os teus objetivos, senão a perda de peso ser;a pequena e pouco perceptível. Não existe milagre, mas podemos usar a natureza a nosso favor não é? Qualquer coisa estou à disposição! Abraços, Luiza

    ResponderExcluir