terça-feira, 21 de dezembro de 2010

INDIVIDUALIDADE BIOQUÍMICA

Hoje temos cada vez mais acesso a dietas da moda para os mais variados objetivos. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que muitas vezes essas dietas podem puxar o gatilho contra você mesmo.. estamos falando aqui sobre individualidade bioquímica, construída através da interação dos seus genes com componentes ambientes aos quais você se expõe.
Quando se almeja um objetivo seguindo uma dieta é impossível dissociar a saúde deste, portanto temos que buscar o que é mais saudável para nós mesmos, e nem sempre o que é saudável para mim é para você também.
Ouço repetidamente a seguinte frase: “eu me alimento bem, como frutas, verduras, etc, não faltam nutrientes pra mim!” Quem disse a você que qualquer fruta é saudável para as suas células? E quem sabe aquela dificuldade de perda de peso é uma alergia oculta a alguma fruta? E quem sabe aquela dermatite é alergia a castanhas ou ao leite? E a constipação, e a ansiedade?
Hoje considero essencial elaborar “planos alimentares” individualizados, considerando os sinais, sintomas e provas bioquímicas (exames, etc). Seguir dietas e “prescrições” de suplementos da moda provavelmente não é a forma mais adequada de alcançar a saúde plena e os demais objetivos. Pense nisso!

Um comentário: