terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CARALLUMA FIMBRIATA FUNCIONA?

Em 2007 foi publicado no periódico Appetite um estudo que avaliou os efeitos da planta caralluma fimbriata no apetite, na ingestão energética, no percentual de gordura corporal, no peso corporal e IMC, na circunferência da cintura e do quadril. Foram comparados dois grupos de indivíduos com sobrepeso (50 indivíduos no total), sendo que 1 dos grupos recebeu o extrato da planta e o outro recebeu placebo, e ambos os grupos foram submetidos à dieta para perda de peso e atividade física. Após dois meses de intervenção os dois grupos foram avaliados e comparados, e foram encontradas diferenças significativas na circunferência da cintura e no apetite (redução destes parâmetros no grupo que recebeu o extrato).
Desde a publicação deste estudo esta planta virou a febre dos “dietistas” de plantão, e vem sendo comercializada livremente em larga escala, ocorrendo constantemente a auto-prescrição.
O que os consumidores não se perguntam é se este extrato é realmente seguro, e se de fato promoverá a redução do apetite e da circunferência da cintura.
Embora eu adore os fitoterápicos, não costumo prescrever este extrato, pois para mim um estudo apenas não é suficiente para comprovar sua eficácia e segurança. São necessários mais estudos, com metodologias bem descritas e elaboradas, para assim podermos usar com segurança.
No dia 21 de dezembro a ANVISA proibiu a venda e a manipulação desta substância alegando que não é possível comprovar os efeitos prometidos, e se pode ou não causar males à saúde.
Questione sempre sua nutricionista ou médico a respeito de suplementos e fitoterápicos que você pretende usar, assim terá segurança no seu tratamento!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

INDIVIDUALIDADE BIOQUÍMICA

Hoje temos cada vez mais acesso a dietas da moda para os mais variados objetivos. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que muitas vezes essas dietas podem puxar o gatilho contra você mesmo.. estamos falando aqui sobre individualidade bioquímica, construída através da interação dos seus genes com componentes ambientes aos quais você se expõe.
Quando se almeja um objetivo seguindo uma dieta é impossível dissociar a saúde deste, portanto temos que buscar o que é mais saudável para nós mesmos, e nem sempre o que é saudável para mim é para você também.
Ouço repetidamente a seguinte frase: “eu me alimento bem, como frutas, verduras, etc, não faltam nutrientes pra mim!” Quem disse a você que qualquer fruta é saudável para as suas células? E quem sabe aquela dificuldade de perda de peso é uma alergia oculta a alguma fruta? E quem sabe aquela dermatite é alergia a castanhas ou ao leite? E a constipação, e a ansiedade?
Hoje considero essencial elaborar “planos alimentares” individualizados, considerando os sinais, sintomas e provas bioquímicas (exames, etc). Seguir dietas e “prescrições” de suplementos da moda provavelmente não é a forma mais adequada de alcançar a saúde plena e os demais objetivos. Pense nisso!