quarta-feira, 13 de julho de 2011

POUCAS HORAS DE SONO PODEM PESAR NA BALANÇA

Se você é daquelas pessoas que está sempre correndo, dorme pouco, passa o dia cansado, e não consegue perder peso, a base do problema pode ser o seu hábito de dormir.
Um estudo recente realizado na Suécia revelou que homens jovens que foram privados do sono e se alimentaram da mesma maneira habitual, apresentaram redução no gasto energético 5 e 20%, quando comparado ao gasto energético nos momentos que dormiram adequadamente.
Em outro estudo realizado no Nova Iorque Obesity Research Center foram recrutados 30 indivíduos jovens com peso normal, que passaram 5 noites no instituto em 2 períodos diferentes. Durante o primeiro período do estudo eles foram autorizados a dormir 9 horas por noite, e no segundo período apenas 4 horas, e em ambos períodos foram alimentados com uma dieta restrita nos primeiros 4 dias, e no quinto dia poderiam comer o que quisessem. Ao final do estudo foi verificado que quando eles foram privados de sono ingeriram cerca de 300 kcal a mais no quinto dia, quando comparado ao período que dormiram normalmente.
Pesquisadores dizem que existem algumas explicações possíveis para a ligação entre o sono e a alimentação. Uma delas é que as horas de sono são importantes para liberação dos hormônios que ajudam a controlar a ingestão alimentar; de acordo com os mesmos, o sono parece desempenhar um papel de gerenciador do momento em que você sente fome, e que tipos de alimento você tem vontade de ingerir. Outra suposição é que a privação de sono pode levar o indivíduo a ceder aos desejos, consumindo mais alimentos de alto índice glicêmico e ricos em gorduras.
Se o hábito de dormir pouco for frequente no dia a dia, pode predispor o indivíduo privado de sono a desenvolver obesidade, dizem os pesquisadores.

Desta maneira, conclui-se que se você dorme pouco pode:

Gastar MENOS energia + Ingerir MAIS calorias = saldo positivo de energia = GANHO DE PESO CORPORAL

Cuide do seu sono, mantenha o peso adequado e tenha uma vida saudável!


Fonte: http://bit.ly/pIBBTT American Journal of Clinical Nutrition, online June 29, 2011.

3 comentários:

  1. Adorei o post Luluu!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber disso, pena que o tempo continua curto = ( Queremos nossas 6 horas... hehehehehe ; ) Bjos!

    ResponderExcluir
  3. É mesmo Gabi!! Obrigada gente

    ResponderExcluir