segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Por que não basta cortar calorias para emagrecer?



No início deste mês a revista Super Interessante publicou um artigo sobre alimentação. Aborda os compostos bioativos e nutrientes presentes nos alimentos, que estimulam vias metabólicas para o controle do apetite/saciedade, compulsão alimentar, gasto energético, queima de lipídeos, e consequentemente interferem na perda de peso.
Ainda hoje muitas pessoas seguem dietas com cortes radicais de calorias, sem levar em consideração as necessidades nutricionais, perdem peso a custa da perda muscular, de água, vitaminas e minerais. Na maioria das vezes ficam apáticas, com deficiências nutricionais, e enfraquecidas, o que leva o organismo a acreditar que está em carência de nutrientes e assim passa a economizar energia, faz reversões nos hormônios que ocasiona o aumento do apetite e da ingestão alimentar, e provoca o acúmulo de todo pequeno excesso cometido – e assim fica cada vez mais difícil de perder peso.
O que a ciência descobriu é que não basta cortar calorias, é preciso dar ao organismo aquilo que ele precisa. Um exemplo disso é a substituição de 1 copo de refrigerante light por 1 copo de suco de uva integral sem açúcar diluído em água, que pode parecer errado por conter mais calorias, mas ocorrerá o seguinte:

*A queima de gordura corporal será maior pela presença de resveratrol
*A presença de antioxidantes auxiliará na prevenção de doenças crônicas
*Você não consumirá todos os aditivos alimentares que o refrigerante contêm, que intoxicam e dificultam a perda de peso.

Trocas inteligentes podem te surpreender, procure um profissional para identificar suas necessidades individuais e beneficie-se com uma dieta mais adequada!

3 comentários:

  1. Oii Luiza, sempre vejo o seu blog e adoro as dicas. Vc acha que é muito prejudicial a saúde a dieta da proteína? beijao

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Primeiro gostaria de agradecer, fico feliz em saber que minhas postagens são úteis para você.
    Quanto à dieta da proteína, nunca recomendei à ninguém e não sou a favor. A dieta se baseia essencialmente na ingestão de gordura de origem animal, que aumenta o colesterol e prova danos oxidativos, e de proteínas; por não conter carboidratos, o corpo produz glicose a custa das proteínas corporais para manutenção da glicemia, ocorrendo perda de músculos, água e eletrólitos, e a perda de gordura é pequena. Além disso você fica fraco pela descompensação glicêmica, e produz corpos cetônicos para manutenção do cérebro, gerando mal hálito.
    Não recomendo! Na perda de peso o fornecimento de todos os nutrientes é essencial, o que não ocorre na dieta da proteína.
    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  3. Nada melhor do que perguntar para alguém ciente no assunto né? hehehe obrigada pelo auxílio.. não sou de Florianópolis mas pode ter certeza que quando souber a próxima data que irei para ai marcarei uma consulta com vc! Continue nos dando dicas de alimentação, seu trabalho nos ajuda muito! Grande beijo

    ResponderExcluir