quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Acúmulo de gordura visceral e fibras alimentares

Especialistas dividem a definição de gordura corporal em diferentes categorias: a gordura subcutânea, que você pode sentir sob a pele, e gordura visceral, que é um tipo mais perigoso escondido no abdomen, entre os órgãos.
A gordura visceral é nociva para a saúde devido ao risco aumentado de desenvolver intolerância à glicose, hipertensão arterial, dislipidemia, distúrbios da coagulação – componentes da famosa síndrome metabólica.
Em um novo estudo especialistas da Wake Forest University investigaram fatores que poderiam afetar a quantidade de gordura visceral em indivíduos. Eles estudaram mais de 1.100 adultos, através da verificação dos níveis de gordura visceral, da prática de atividade física, e do diário alimentar.
Foi observado um importante fator ligado à menor quantidade de gordura visceral, a ingestão de fibra solúvel. Para cada 10 gramas que os indivíduos ingeriram, o acúmulo de gordura visceral caiu em 3,7%. De acordo com o pesquisador-chefe, esta quantidade é encontrada em duas maçãs pequenas, uma xícara de ervilhas, e meia xícara de feijão. A atividade física também foi associada ao menor acúmulo de gordura visceral
Outras fontes de fibra solúvel são a aveia, laranja, pêra, milho, lentilha, cenoura e couve, o que significa que não será muito difícil encontrar fibras solúveis na sua próxima compra!
Proteja-se!

Fonte:
http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/videos/news/fat_fiber_072711.html
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302006000200009

Nenhum comentário:

Postar um comentário