terça-feira, 18 de maio de 2010

COLÁGENO HIDROLISADO FUNCIONA?

O colágeno é uma proteína extraída da articulação e pele de bovinos, que passa por um processo de hidrólise seguida de liofilização para o consumo humano. No corpo humano o colágeno representa 30% do total de proteínas, e tem função estrutural, sendo encontrado principalmente na pele, nos ossos, tendões, músculos, e ligamentos.
O colágeno possui 8 dos 9 aminoácidos essenciais (não contém triptofano) e uma concentração de glicina e prolina cerca de 20 vezes superior às encontradas nas demais proteínas. Na sua forma hidrolisada permite uma rápida absorção para a corrente sanguínea.
Mas por que será que o colágeno é benéfico para a pele, ossos, músculos e articulações, se as outras proteínas de origem animal são mais completas em aminoácidos? O colágeno se liga nos tecidos?? O colágeno ingerido não se fixa ao tecido, esse efeito benéfico provavelmente se deve a alta concentração plasmática de glicina e prolina, que estimulam as células destes tecidos a produzirem o colágeno conferindo resistência e estrutura. Os estudos científicos ainda não confirmaram o real efeito do colágeno ingerido no crescimento de colágeno nos tecidos, apenas especula-se no meio científico esse modo de ação.
Hoje em dia o colágeno tem sido utilizado para fins cosméticos, principalmente no combate ao envelhecimento e às rugas, para fins esportivos (aumento da massa muscular, melhora do desempenho), e também nas doenças osteo-articulares, sendo estas últimas com melhores resultados na redução da dor e na preservação da densidade óssea.
Para se ter o melhor benefício do colágeno é importante associar outros nutrientes. A vitamina C é essencial à produção do colágeno nos tecidos e assim deve estar presente diariamente na alimentação. Para reduzir a degradação do colágeno, além de evitar a exposição excessiva à radiação ultravioleta, pode-se associar a ingestão de antioxidantes como a vitamina A, vitamina E, o pinus pinaster, o chá verde, o polypodium leucotomus, e o ácido alfa-lipóico. E lembre-se, uma boa hidratação é sempre bem vinda!

6 comentários:

  1. Adorei! Parabéns pelo trabalho e pela obejtividade, além da escolha de assuntos tão interessantes e importantes para a saúde!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Karina!
    Se tiver alguma dúvida ou sugestão de artigo por favor me escreva!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. muito bom o artigo, Luiza. Obrigado pelas informações!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde sofro muito com melasma ja fiz de tudo ,sou muito branquinha. minha pergunta é o seguinte existe algum medicamento que ajuda a inibir a ação dessas manchas na pele? Por favor me ajuda

    ResponderExcluir
  5. Podemos assosciar colageno com creatina e albumina?

    ResponderExcluir